2.01.2006

Serve para todos...

Gente, postei aqui algumas funções dos compartimentos celulares (resumão), ok??

Isso serve para praticamente todas as séries a partir da 7ªs.

Célula Eucariótica

Compartimentos, estruturas celulares e suas funções

O retículo endoplasmático facilita o transporte de substâncias dentro da célula, além de aumentar sua superfície de contato com o meio externo, existem 2 tipos:

O retículo endoplasmático rugoso possui ribossomos que sintetisam proteínas de secreção. Produz também proteínas da membrana da célula e alguns glicídios.

O retículo liso não possui ribossomos e sintetiza lipídios, como os esteróides (hormônios sexuais, hormônios da suprarenal), armazena cálcio no músculo e inativa substâncias tóxicas no fígado.

O aparelho de Golgi é formado por uma pilha de sacos achatados, sem ribossomos. Ele recebe as proteínas fabricadas no retículo, as modifica as “empacota” em pequenas vesículas e elimina-as para fora da célula.

Também fabrica o acrossoma do espermatozóide (região da cabeça do espermatozóide rica em enzimas que perfuram a membrana do óvulo) e glicídios do glicocálix.

Os Lisossomos são vesículas ricas em enzimas digestivas. Atuam na digestão intracelular, unindo-se ao fagossomo ou ao pinossomo formando o vacúolo digestivo. Os lisossomos podem também digerir estruturas da própria célula (autofagia) ou, rompendo sua membrana, destruindo toda a célula (autólise).

Os peroxissomos são pequenas vesículas encontradas nas células animais e vegetais, contendo enzimas responsáveis pela oxidação de moléculas tóxicas e de ácidos graxos (gordura).

O citoesqueleto encontra-se no citoplasma, formado por microtúbulos e filamentos de proteína, tem a função de sustentar, dar forma à célula bem como pelos movimentos da célula.

A mitocôndria é responsável principalmente pela respiração celular (geração de energia).

As células vegetais são um "poucão" diferentes...

Nas células vegetais encontramos no mínimo 3 características que as diferenciam das animais:
1- Possuem parede celular constituída por celulose;

2- Possuem cloroplastos, que realizam a fotossíntese;

3- Possuem vacúolo, que ocupa quase todo o volume da célula adulta e armazena diversas substâncias, inclusive enzimas digestivas. Além disso, também acumula água, desempenhando controle osmótico da célula.

E as bactérias????

lembrem-se que são procariontes, ou seja, não possuem DNA envolvido por membrana (carioteca) e nenhum outro compartimento celular membranoso, por isso são tão pequeninas.

Mas... não as subestimem só pq eu as chamo de "procarias"... é só para lembrá-los que são estruturalmente inferiores às células eucariontes, ok??

imagens:
bacteria- http://www.ou.edu/class/pheidole/General%20Bacteria.jpg
célula vegetal- http://www.cientic.com/imagens/celvegetal1.jpg
célula animal- http://recursos.cnice.mec.es/biosfera/profesor/galeria_imagenes/images/celula%20animal%20%20con%20letras.jpg

Bom, não consegui colocar ilustrações aqui, mas o endereço delas está aí em cima

Bjão

Nenhum comentário:

Postar um comentário