8.13.2006

gabarito 3° ano- genética molecular

Pessoas!!!!
Como prometi, aqui está o gabarito das questões dissertativas da apostila.
Beijos e estudem para a prova!!!
Muito,muitooooooooo!!
Ah, esqueci, AMO VOCÊS!

Questão 21, pag.15

a) 3ª e 4ª lâminas.
b) Quando as porcentagens de guanina e citosina são iguais, trata-se de DNA, pois em sua estrutura, sempre uma guanina se encontra ligada à uma citosina. Como no caso a porcentagem dessas estruturas se mostra diferente, trata-se de RNA.

Questão 22, pag.15

Replicação: duplicação do Material genético (DNA) relacionado com a transmissão das características hereditárias.

Transcrição: síntese de RNA, relacionada com o controle das atividades celulares através da síntese de proteínas.

Questão 28, pag.16

a) As proteínas produzidas pelos extraterrestres em questão, poderiam ter, no´máximo, 16 tipos de aminoácidos. Seu código genético, formado por pares de bases, permite a formação de, apenas 16 códons diferentes. Isso sem considerar a possibilidade da existência de um ou mais códosn de finalização. Nesse caso, não seria possóvel a produção das proteínas B e C, com respectivamente 16 e 19 aminoácidos.
b) A diversidade no planeta Terra seria maior, pois o código genético dos terráqueos é formado por 64 códons, sendo 3 códons de finalização e 1 de início. Assim o número de tipos distintos de aminoácidos presentes nos polipeptídeos seria maior, obviamente.
c) A proteína produzida pela bactéria terrestre "transgênica" não será idêntica ao polipeptídeo alienígena, uma vez que os ribossomos da bactéria que incorporou o gene estão capacitados a traduzir códons constituídos por 3 bases nitrogenadas consecutivas.

Questão 35, pag. 17

a) Radiações nucleares podem danificar o material genético (DNA), causando diferentes anomalias celulares, entre as quais, o câncer.
b) Alterações do DNA que ocorrem nas células germinativas dos testículos e nos ovários podem ser transmitidas às gerações subseqüentes por meio da fecundação.
c) A presença de radiação residual no solo, ar e água, durante muito tempo, pode afetar animais e vegetais expostos.

Questão 36, pag. 17

Substâncias químicas carcinogênicas, presentes na funaça dos cigarros, provocam mutações nos genes reguladores que controlam as divisões celulares nas células pulmonares. Esse fato pode acarretar uma proliferação celular descontrolada originando tumores malignos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário