7.27.2007

Planta transgênica resiste à seca

Planta transgênica resiste à seca
(http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia)
Vegetal é capaz de crescer mesmo em casos de grave estresse ambiental. Solução vem de gene bacteriano introduzido no genoma da planta.
Cientistas argentinos desenvolveram plantas transgênicas capazes de crescer e multiplicar-se mesmo sob condições de "grave estresse ambiental", informou nesta sexta-feira (27) a imprensa local.
A seca, as radiações, a salinidade, a falta de nutrientes e a carência de ferro poderiam deixar de ser um problema, graças à solução encontrada por um grupo de pesquisadores argentinos, que consiste em inserir um determinado gene bacteriano no genoma vegetal.
O pesquisador Néstor Carrillo e seu grupo do Instituto de Biologia Molecular e Celular da cidade de Rosário acharam nas cianobactérias, microorganismos que povoam os oceanos e vivem em condições extremas, a solução para a parte do planeta que está coberta por solos não aptos para o cultivo.
Segundo a teoria dos cientistas, estes microorganismos, dos quais provêm as algas e as plantas terrestres, previnem as fontes de dano ao invés de combatê-las.
"À medida que foram povoando a terra firme, estes mecanismos foram se perdendo, mas nós identificamos uma proteína nas plantas, a flavodoxina, cuja produção se estimula em situações de estresse", asseguraram os biólogos.
A descoberta desta equipe de pesquisadores permite a introdução do gene que sintetiza esta proteína, e que era utilizado por seus "antepassados" na célula vegetal, para que as plantas possam restabelecer o equilíbrio metabólico em condições adversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário