2.16.2011

Vírus que causam câncer, vírus que curam câncer


Como eles causam

Tumores são células que perderam o controle sobre quando parar de se dividir. Corremos um risco constante disso acontecer quanto temos trilhões de entidades capazes de se reproduzir em nosso corpo. Temos também vários mecanismos que impedem os tumores de se desenvolverem. A própria célula possui uma série de proteínas como a p53, que é ativada quando há dano no DNA e promove seu reparo. Elassão capazes de iniciar o processo de autodestruição chamado apoptose, uma morte programada. No caso da p53, a apoptose é induzida quando o dano ao DNA é muito extenso.
Nosso sistema imune busca células expressando proteínas estranhas ou com vias de sinalização que deixam de funcionar. O linfócito CD8 - um dos linfócitos que compõe o sistema imune - por exemplo, checa quais proteínas as células estão produzindo em seu interior, e quando uma célula não apresenta nada ou apresenta proteínas estranhas ao corpo, ele induz a apoptose da célula checada.
Eventualmente, alguma célula do corpo pode sofrer mutações em seu DNA que não só acabam com o controle da divisão celular, como interferem na capacidade desta célula fazer apoptose e/ou reportar ao sistema imune o que está acontecendo. É a transformação de uma célula comum em uma célula maligna. E os vírus podem interferir direta ou indiretamente neste ponto.

Os vírus da hepatite B e C (HBV e HCV) são bastante preocupantes em grande parte pelo dano indireto que causam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário