8.28.2012

Sobre novas Bugulas e David Bowie!

Olha que legal, pessoal!
Brasileiros decobriram nove espécies de briozoários, os "animais musgo".
O briozoário Bugula neritina agora tem mais parentes.
Fonte: www.exoticsguide.org
Até David Bowie participou do batismo dos novos componentes do filo Ectoprocta : Bugula bowiei.
Esta descoberta faz parte de um grande projeto da FAPESP chamado Biota, que tem como objetivo conhecer, mapear e analisar a biodiversidade do Estado de São Paulo, incluindo a fauna, a flora e os microrganismos, além de avaliar as possibilidades de exploração sustentável de plantas ou de animais com potencial econômico e subsidiar a formulação de políticas de conservação dos remanescentes florestais.

Leia a matéria completa AQUI



Para saber quem são os briozoários....
No ensino médio estudamos basicamente 9 grandes filos, que representam a maior parte dos organismos existentes atualmente na Terra. No entanto existem muitos outros filos, e os briozoários fazem parte destes "outros filos". Eles pertencem ao grupo dos Entoprocta (=Kamptozoa), que compreendem um filo de animais invertebrados sésseis, coloniais ou solitários, um dos grupos menos conhecidos do Reino animal e de posição filogenética obscura e controversa. Cerca de 180 espécies foram descritas mundialmente. Pequenos, transparentes e de hábitos crípticos, os entoproctos passam geralmente despercebidos, embora sejam relativamente comuns em substratos consolidados, como rochas, seixos, corais, conchas e algas, sendo comensais de muitas espécies de invertebrados, como esponjas, poliquetas, sipuncúlidos. São frequentemente encontrados dentro dos tubos e galerias de seus hospedeiros. Eles são muito parecidos com alguns briozoários e hidrozoários pelo aspecto geral e hábito. Os indivíduos são formados basicamente por uma região distal superior, denominada cálice e que possui uma coroa de tentáculos ciliados, e uma haste denominada pedúnculo, na qual o cálice é sustentado; o pedúnculo pode ser preso diretamente ao substrato através de uma estrutura dilatada, denominada pé e característico das espécies solitárias, ou através de estolões nas espécies coloniais.

David Bowie decididamente parece se um dos cantores preferidos dos  biólogos, 2009 uma nova espécie de aranha foi batizada  de Heteropoda davidbowie, em homenagem ao cantor. No ano anterior a vez foi de Neil Young, inspirando biólogos a batizar outra espécie de Myrmekiaphila neilyoungi .

Nenhum comentário:

Postar um comentário