9.24.2012

Os ratinhos franceses e a falácia contra os transgênicos

Vocês devem ter visto na mídia as fotos abaixo, mostrando pobres ratinhos cancerosos que ficaram assim por serem alimentados com milho transgênico.

Transgênicos causam até três vezes mais câncer em ratos, diz pesquisa
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/alimentos-transgenicos-causam-cancer-em-ratos-aponta-pesquisa.html
A notícia caiu na mídia no último dia 19, que no mesmo deflagrou por parte da comunidade científica uma série de questionamentos sobre a credibilidade do estudo.
Um dos maiores problemas do artigo é a metodologia... dados estatísticos confusos e fracos aliados ao estudo de longo prazo em  ratos (que vivem em média 2 anos e não são indicados para este tipo de pesquisa exatamente por isso!)  impossibilitam a credibilidade do estudo em questão.

Separei aqui dois pareceres interessantes a respeito do assunto, elaborados por cientistas sérios.

1- Artigo que “mostra” o surgimento de tumores em ratos provocado pelo consumo de milho geneticamente modificado carece de qualquer base científica


2- Artigo sobre efeito de milho transgénico NK603 em ratos não tem credibilidade

Antes de fomar sua opinião a respeito de qualquer assunto, nunca se baseie em apenas uma fonte- principalmente se for proveniente de programas ou sites de veiculação de informação em geral, sem rigor científico.

Beijos!

Um comentário:

  1. Caroline, parabéns por orientar seus alunos/leitores da forma mais correta: posicionem-se apenas depois de ler as opiniões dos dois lados, e sempre baseados em boa ciência.
    Cordialmente,
    Paulo Andrade
    Depto. Genética/ UFPE.

    ResponderExcluir