11.24.2012

Detalhes finais Fuvest 2013

Oi minha gente do CEJW =D

Atendendo a pedidos Carneirísticos (hehehe), vou deixar aqui alguns links bacanas para complementar alguns assuntos de revisão pra provinha de amanhã e para quem sabe tirar aquelas dúvidas de última hora.

Atenção especial para Auxinas, Giberelinas e Etileno.

2º assunto: Fisiologia humana 
Atenção especial para sistema excretor: função dos rins, excretas nitrogenadas, circulação sanguínea (grande circulação, pequena circulação; diferenças entre artérias e veias; sangue venoso e arterial: lembre da exceção das artéria e veia pulmonar); transporte de gases no sangue e manutenção do pH sanguíneo; na digestão, atenção especial para a atividade enzimática diferenciada no decorrer do trato digestório, bem como o pH adequado para a atividade  das mesmas.
* Um pouco mais sobre transporte de gases respiratórios.

3º assunto: Controle hormonal da pressão arterial e sua relação com os rins (Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona)


Zoologia de invertebrados: alguns pitacos

- Não adianta saber apenas quem tem celoma... mas também compreender sua função
Lembre-se  de que existem dois tipos de celoma, de acordo com sua origem embrionária: esquizoceloma e enteroceloma. O celoma esquizocélico se forma a partir de fendas internas, surgindo nos blocos de mesoderma do embrião. Já o celoma enterocélico se forma a partir do espaço interno das bolsas mesodérmicas, que se formam originalmente ligadas ao arquêntero, a cavidade interna da gástrula.Animais protostômios são esquizocelomados, os deuterostômios (nós e os equinodermos), são enterocelomados.

- Inauguração da Simetria Bilateral pelos Platelmintos foi essencial para a cefalização e especialização da locomoção, possibilitando maios vantagem na exploração do ambiente. Os animais que possuem simetria bilateral apresentam região anterior e posterior, lado esquerdo e lado direito, região ventral e região dorsal. É característica de animais que nadam, cavam, rastejam, voam ou andam ativamente, estando associada à movimentação ativa e direcionada.

- Metameria ou segmentação:  Observada em anelídeos, artrópodes e cordados (sim.. cordados!), a metameria, também conhecida como segmentação corporal, consiste na organização do corpo em uma série de segmentos, iguais ou semelhantes. Esses segmentos recebem o nome de metâmeros, e se repetem ao longo de seu comprimento. Além dos anelídeos, a metameria também está presente em artrópodes e vertebrados, incluindo a nossa própria espécie. Vantagem: a metameria proporciona pacotes musculares que se contraem e garantem maior flexibilidade corporal e uma variedade de movimentos. Essas estruturas surgem durante o desenvolvimento embrionário. 

É bastante comum a visualização da metameria no padrão segmentado da musculatura de um peixe e nos blocos de músculos abdominais de uma pessoa que possui um físico bem definido. Nossa coluna vertebral também é um ótimo exemplo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário